• Notícias

25/03/2013 - SEM GREVE VIGILANTES DO RIO FECHAM ACORDO E GARANTEM OS 30%

Vigilantes aprovam em assembléia o acordo entre os sindicatos dos trabalhadores e o sindicato das empresas. Houve um significativo avanço na Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 e a garantia do pagamento dos 30% de risco de vida.

Vigilantes aprovam acordo em assembléia.

Na proposta os vigilantes sem precisar ir pra greve, conseguiram o complemento de 16% sobre o salário completando os 30% de Risco de Vida; reposição da inflação do período como reajuste salarial e reajuste do tíquete alimentação; inclusão da Súmula nº 444 do TST, que assegura a remuneração em dobro dos feriados trabalhados para vigilantes com a escala 12x36; Punição do empregador que atrasar o pagamento dos salários dos trabalhadores, respeitando o prazo máximo de 3 dias após o 5º dia útil previsto em lei para efetuar o pagamento. A 1ª penalidade será pago ao vigilante um adicional de 20%, aumentando mais 5% por mês de atraso chegando no máximo a 50%; O atestado médico poderá ser entregue por outra pessoa, por fax, por e-mail ou qualquer outra forma de envio; O vigilante que estiver trabalhando em duas empresas poderá escolher qual delas fará sua reciclagem; Proibição da reciclagem em fins  de semana na escala 5x2, sendo que poderá ser utilizado apenas um sábado e domingo por mês; Todas as empresas, inclusive as de vigilantes orgânicos serão obrigadas a pagar os 30% de risco de vida.

Podemos dizer que hoje o vigilante teve um aumento de 22,63% em cima do salário base da categoria além dos avanços na CCT 2013/2014. Fernando Bandeira, presidente do SINDVIGRIO, destacou ainda que a união dos sindicatos foi fundamental para os avanços e a garantia do pagamento do adicional de 30%. “Mesmo com muitas dificuldades, começamos o dialogo com o setor patronal em janeiro quando foi entregue nossa pauta de reivindicação. Por duas vezes os empresários cancelaram reuniões de negociação como também tentaram postergar ao máximo o pagamento do adicional”, disse Bandeira.

A assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho vai ocorrer nesta segunda-feira (25) com o Sindicato Patronal. Assinado o acordo, ele será encaminhado para o Tribunal Regional do Trabalho para ser homologado. Todos os benefícios conquistados pelos vigilantes são retroativos a 1º de março.

-----------------------------------------------------------------------------------

CONVENÇÃO 1º DE MARÇO DE 2013 A FEVEREIRO DE 2014

Risco de Vida: 30% (R$ 296,12)

Reajuste salário: 6,77%